faculdade

COMO ESCOLHER MEU CURSO?

A escolha do que cursar no ensino superior não é uma tarefa fácil para algumas pessoas. O desejo de iniciar os estudos muitas vezes é interrompido pela árdua tarefa de decidir qual caminho trilhar. 

Durante este momento, muitas dúvidas e inseguranças podem vir á tona na sua vida pessoal, trazendo dificuldades em desenvolver este processo. Contudo, é possível a partir de uma análise simbólica resolver ou atrair ideias nas quais mais se enquadram no seu padrão de estudo e de vida. 

faculdade

A busca pelo ensino superior, sem dúvidas, almeja o conhecimento e principalmente o mercado de trabalho. 

Uma vez que escolher é em prol do acervo do seu conhecimento, buscar o autoconhecimento é o primeiro passo para uma escolha tão importante. 

O início dos estudos deve ser estratégico, tendo planejamento pré-estabelecido para que evitar futuros complexos. 

AUTOCONHECIMENTO

O conhecimento de si próprio exige muito esforço e prática. Embora pareça que se conhecer seja algo natural, não é um trabalho tão simples quanto parece. 

Para conhecer-se, é necessário analisar o espaço onde você está inserido; o ambiente que lhe rodeia e as pessoas que convivem com você. A partir deste ponto, é possível designar sua personalidade em caminho do perfil profissional. 

Desenvolver esta habilidade é essencial para o sucesso e contém, neste leque, sucesso pessoal (no que se refere à saúde mental) e profissional, com o propósito de impulsionar suas habilidades e competências para melhor escolha do seu curso. 

Além disso, o autoconhecimento é importante no mundo corporativo para poder melhor trabalhar em ambientes públicos, aprendendo a lidar com certas situações que podem ser consideradas desagradáveis. Para isto, exercícios de autoconhecimento para enriquecer sua personalidade são indispensáveis.  

ESTÁCIO: Conheça os cursos da Estácio e ganhe até 50% de bolsa! Clique aqui e saiba mais: https://matriculas.estacio.br/cursos!

PERSONALIDADE

faculdade

Sua personalidade diz muito (ou quase tudo) quando o assunto é escolha de curso do ensino superior. Você pode ser uma pessoa introvertida ou extrovertida; ter seus momentos mais alegres e momentos mais acanhados. Desta forma, analisar sua personalidade condiz muito com as especificações impostas na hora de selecionar seu curso. Conforme o curso escolhido, esta será sua futura profissão, logicamente. 

Então, procure dentro de si mesmo, a partir do autoconhecimento já citado, compreender onde se encaixa seu perfil no mundo corporativo antes de tomar a decisão primária.

Sendo uma pessoa introvertida, isto é, possui um comportamento mais “quieto”, acanhado ou concentrado: um indivíduo que se resguarda em certas situações para si próprio. Dentro deste perfil, alguns cursos/profissões são mais recomendáveis que outros. São exemplos:

  • Atividades administrativas
  • Analista (nesta profissão se enquadram vários tipos, como analista de qualidade, etc.)
  • Designer
  • Veterinário
  • Contador

  As gestões destas profissões procuram profissionais mais introspectivos, na busca por líderes que possam tomar decisões firmes e articular bem sua equipe ou a si próprio, garantindo um bom trabalho. 

Sendo uma pessoa extrovertida, isto é, que trabalha e exerce seu cotidiano com mais comunicação, simpatia e criatividade existem diversas áreas como indica este artigo, impulsionando áreas profissionais que demandam maior comunicação, como artes e matérias relacionados ao ensino. 

  • Professor
  • Recursos Humanos
  • Cursos relacionados às artes
  • Jornalista
  • Variados formas de Marketing

HUMANAS OU EXATAS?

Neste contexto de escolha de curso, quem procura ingressar na faculdade e realizar sua graduação costuma não ter dúvidas em relação a estas opções. É quase que instintivo da personalidade alheia saber sua própria tendência de estudo. Ao passo que poucas pessoas têm esta dúvida, existem espalhados pela internet diversos testes de personalidade, ao passo que você se considera apto a optar por qualquer uma das áreas, humanas e exatas. 

Ainda assim, informar-se sobre as áreas de conhecimento dentro das ciências, realizando pesquisas de campo é fundamental para que a decisão final seja correta, sem hesitações. 

PROFISSÕES 

Durante a escolha do curso, existe uma linha de raciocínio lógica entre a escolha do mesmo e a profissão que exercerá no futuro. Para tanto, procure estabelecer para si próprio seus pontos fortes e pontos fracos, pois o estudo é a teoria da sua futura área de atuação é possível que o curso lhe agrade, porém, exercer a profissão não seja tão prazeroso e produtivo quanto foi escolher e estudar o curso. Analisar cargas horárias, por exemplo, é vital para encaminhar seu sucesso. 

Muitas vezes, profissões, como a de lecionar, exigem não só o cumprimento da sua carga horária dentro das instituições de ensino, mas como exigem, de certa forma, que seja realizado trabalhos fora do expediente, corrigindo provas/trabalhos escolares e realizando avaliações. Este é o exemplo mais claro que temos desta situação. 

Ainda neste contexto, é preferível ter sob seu controle a sua meta de vida; suas pretensões para o futuro, englobando sua vida particular com a profissional que, naturalmente, caminham lado a lado. Ler, pesquisar, conversar com pessoas já graduadas e que atuam em sua área de interesse é uma boa ferramenta para tomar a decisão final, tirando o máximo de informações possível, fazendo uma comparação com suas particularidades. 

Published by

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *